EnglishPortuguese

Restaurantes pós-pandemia: 4 soluções curiosas do design

Se tem um hábito que aumentou no Brasil durante a pandemia foi o de cozinhar. Com restaurantes fechados e um sistema de delivery ainda aquém das facilidades que o brasileiro gosta, muita gente resolveu ir

Se tem um hábito que aumentou no Brasil durante a pandemia foi o de cozinhar. Com restaurantes fechados e um sistema de delivery ainda aquém das facilidades que o brasileiro gosta, muita gente resolveu ir para a cozinha se arriscar em receitas. O consumo de fermento e de itens como feijão, trigo e arroz aumentou 22%, o que confirma isso.

Mas e quando a vida voltar ao “normal”? Até nos sentirmos plenamente confiantes de ir a restaurantes levará um tempo. Os especialistas já preveem que haverá uma competição para mostrar aos clientes qual deles é o mais seguro.

O fato é que o jeito de comer fora está sendo repensado. Muitas ideias estão surgindo vindas do design. Muito além das normas de higienização que muitos restaurantes e lanchonetes afirmam que seguirão à risca, algumas marcas já tomaram medidas mais interessantes. E não é só distanciar as mesas. Veja só:

1 – Estufas de vidro e comida entregue na tábua

Mediamatic Amsterdam

Serres Separées, ou em tradução literal, estufas separadas, é uma das iniciativas mais bonitas da temporada. À beira do rio em Amsterdã, o restaurante serve um menu por meio de tábuas longilíneas – tudo entregue à distância.

Mediamatic Amsterdam

Garçons de faceshield e tudo feito sob luzes indiretas, com o charme holandês. Mas a dúvida ainda fica: serão higienizados corretamente após cada dupla ou trio de clientes sair dali?

2 – Cúpula de vidro para cada um

gernigon

Plex’eat é a criação do designer Christophe Gernigon para restaurantes sofisticados. Mas a dúvida sobre higienização permanece…E mais: como dialogar com quem está à mesa sem se estressar?

3 – Painéis de acrílico interfaces

plexiglass

Parece uma solução eficaz, mas será que todos os restaurantes terão tempo e recursos para higienizar todos os painéis após a saída dos clientes? A gente espera que sim. A solução está à venda em vários sites americanos.

4 – Uma pessoa só à mesa

mesa pra um

Bord for Ën, ou Mesa para Um é um projeto (ainda não real) que surgiu na Suécia – e até agora parece o mais acertado. Uma mesa num campo bucólico, para apenas uma pessoa. A cesta vem por uma corda com o prato escolhido – o casal de criadores não apostou em variedades. Ideia simples, real, mas é claro, difícil de ser aplicada nas cidades.

E aí, se animou? Conta pra gente se você está animado pra comer fora?

projetohestia@gmail.com

Onde habita o coração! A essência simbólica de Hestia: deusa grega do lar que preside a chama que alimenta a vida nas casas, nas cidades, no mundo ... O Projeto Hestia é uma proposta de celebração da casa, do cotidiano, da vida doméstica, da rotina, das pequenas coisas que configuram a experiência sensorial de habitar os espaços construídos. Aqui, acreditamos que o exercício diário de morar pode, e deve, ser uma oportunidade para a promoção de felicidade!

AVALIE
NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Projeto Hestia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading