Objetos desconfortáveis

Um garfo com haste mole, uma taça dupla com a qual não se consegue tomar champanhe sem derrubá-lo, um guarda-chuva de concreto… Quão irritante e impossível seria usar esses objetos desconfortáveis?

Por Carol

guarda-chuva-de-concreto.jpg

Desde que nós humanos começamos a criar coisas para facilitar o dia a dia, o design existe. E ele gera uma experiência que pode ser positiva ou não para quem usa um objeto. Já até falamos aqui sobre a emoção dos objetos, e de como objetos transformam uma casa em um lar. Simplesmente nos acostumamos a utilizar coisas e não prestar atenção na usabilidade delas. É justamente por isso a arquiteta grega Katerina Kamprani criou o projeto The Uncomfortable – em tradução livre, O Desconfortável.

garfo-mole-2

Não é só desenho

taça-de-vinho.jpg

Usando protótipos, Katerina questiona como seria se as coisas mais simples que usamos fossem de outro jeito. E a importância de valorizarmos o desenho de uma simples colher. Afinal, se uma colher existe, alguém dedicou tempo a desenhá-la, pensou em seu material, seu peso, seu formato e testou durante um bom tempo.

talheres-moles.jpg

Isso me faz pensar que posso até ter uma ideia diferente de uma colher, mas vai demorar até que eu (ou você) superemos a simplicidade que existe na colher de hoje ou em um jogo de chá como este, que torna impossível tomar chá sem se queimar. Veja também como seria usar botões tão pesados na sua camisa… Ou sentar em uma cadeira que tem braços fechados. Não é?

jogo-de-chá.jpg

botões.jpg

cadeira-insentável.jpg

*Imagens de divulgação – https://www.theuncomfortable.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s