Quem somos

s200_angelita.scardua.jpg

Angelita Corrêa Scardua

Sou fascinada pelas pequenas coisas que constituem a vida no dia a dia, e me interesso sinceramente pela maneira como lidamos com elas sozinhos ou em conjunto com outras pessoas. Talvez por isso eu tenha estado psicóloga mais do que estive em outras funções que experimentei no longo da vida. E já experimentei algumas! Nos meus 18 anos de Psicologia venho estudando as emoções humanas, as interações entre indivíduos e grupos (e  entre esses e o ambiente), os aspectos simbólicos das experiências pessoais e coletivas, da História cultural e do Imaginário Social. Esse conjunto de interesses acabou me levando ao estudo da Felicidade, tema no qual realizei minha pesquisa de mestrado e, agora, desenvolvo a de doutorado. Busco compartilhar o que aprendo na sala de aula como professora, na divulgação científica em cursos, palestras e encontros com público diverso, e como fonte em matérias para tv, rádio, jornais e revistas. Foi assim, como fonte de informação, que conheci a Carol Scolforo, parceira na idealização do Projeto Hestia. Quando a Carol começou a se especializar como produtora de conteúdo para revistas de Arquitetura e Decoração nossas conversas sobre a felicidade em casa foram se intensificando. Ideias, informações, possibilidades, insights… Conhecimentos que, percebemos, gostaríamos de dividir com o mundo. Eis que aqui estamos! Um dentre muitos passos nessa jornada para compreender a experiência de felicidade. Ser uma pessoa especializada no estudo da felicidade me impele a querer ser feliz, a viver uma vida com mais significado e propósito. Sou meu próprio experimento e, muitas vezes, também a vitrine do que venho a proferir! Com os lugares não é diferente, sabendo o quanto eles podem contribuir para a minha felicidade não posso mais ser uma cidadã e uma moradora que ignora o impacto das minhas ações sobre os espaços nos quais circulo e habito, e desses sobre o meu bem-estar físico e emocional. É no dia a dia, nas pequenas ações ordinárias, no gestual simples e familiar da rotina que eu tento nutrir os laços entre os lugares e a felicidade de habitá-los. Estou comprometida com a tarefa de alimentar cotidianamente a chama de Hestia na casa, na cidade, no mundo em que vivo! E espero, de coração, que você também se comprometa.

Carol Scolforo.JPG

Carol Scolforo

Sou jornalista, produtora de conteúdos para impressos e aplicativos, e escrevo sobre decoração, arquitetura e design há oito anos, para revistas nacionais como Casa Vogue e Casa e Jardim. Ofereço consultoria de conteúdo a marcas relacionadas ao universo da casa e amo pesquisar e entender tudo o que estimula a felicidade dentro de um lar. Experimento essa realidade na prática com minha família, hoje em São Paulo. Conheci Angelita no Espírito Santo, onde morei até os 29 anos e trabalhei em jornais capixabas. Passei a tê-la como fonte para diversas matérias jornalísticas. Com o tempo, ela fortaleceu valores e crenças nos quais eu acreditava sobre o tema casa. Vi que havia um conteúdo diferente, um conhecimento muito próprio que precisava chegar às pessoas – tudo era bem distante dos clichês, merecia projeção maior. A própria Angelita me estimulou, na época, a entrar em contato com revistas nacionais, e foi o que fiz. Nossa parceria fez sucesso nas matérias que eu entregava a essas publicações. Vimos que precisávamos (e podíamos) lançar um livro. Falamos disso por muitos meses, nos reunimos em tardes inteiras, mudamos e reescrevemos tudo, por anos. E, enfim, só quando me mudei para São Paulo é que o livro ganhou vida e começou a fazer parte de um projeto ainda maior. Hoje vejo que o Hestia é a sólida constatação dessa parte da minha vida. Envolve tudo o que trago das muitas casas em que vivi: é um movimento que fala de um lar com emoções reais, que merece ser vivenciado intensamente. A casa como uma esfera protetora, que me abraça e mostra quem eu sou, quem fui e quem pretendo ser, onde quer que eu more no mundo.

36 comentários Adicione o seu

  1. Paulo Henrique Pereira Costa disse:

    Muito legal esta iniciativa até porque percebo enquanto designer de interiores que os lares não são mais elaborados para quem mora e respeitando seus gostos e desejos mas sim para a sociedade e o círculo que a frequenta. Parabéns pelo projeto e me deixo a disposição para colaborações.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei o Projeto! Vejo como um exercicio de observação e atenção. Eu contrui uma casa no litoral que é um lugar que aumenta e muito meu grau de felicidade!! Contem comigo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Suely! Seja muito bem-vinda a nossa casa. Contaremos sim. Com certeza!

      Curtir

  3. Ai… Estou gostando tanto daqui (sem maiores delongas ou porquês).
    Beijos!

    Curtir

  4. Pingback: Projeto Hestia
  5. Fabiana Juvencio disse:

    Aguardando ansiosa pelo livro meninas! Grande beijo!

    Curtir

  6. Fabiana Juvencio disse:

    Aguardando ansiosa pelo livro meninas! Sem mais…Beijos

    Curtir

  7. Olá, que blog legal e aconchegante! Vou frequentar muito! Convido ambas a conhecerem o meu blog http://www.cozinhabrilhante.com.br. Fala do canto mais quente e doce da casa! Espero vocês para um café, já vou servir! Beijos, Filomena Sayão, editora

    Curtir

  8. Masculino claudio melo disse:

    ok Carol
    neste projeto da casa da cascata , apesar do entorno maravilhoso, vimos num video de Allan de Boton , que o arquiteto não permitiu o uso de móveis ( isto ,móveis ) pois como trata-se de uma ” obra de arte ” , algumas coisas basicas ,como sentar-se , comer, etc. não são permitidas.Alem disto , houve problemas de goteiras insoluvieis. Ri bastante ao saber disto . Os donos , um casal milionario americano , micou com o projeto.
    posso até ser simplista, mas uma palhoça no mato, com um anor e alguns trens valem muito mais, mas muito mesmo, que estas piramides modernas ( e seus faraós dentro)
    -no mais ,concordo plenamente contigo e com Paulo Mendes. O endereço vale muito. Moro numa vila , quase particular , cercado pela Mata atlantica , com ruas sem saída , e faz a diferença , realmente.
    -abraços e bom trabalho (tanto de desejo ,quanto de reconhecimento !)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s