Clara como a luz do sol

Uma casa alto astral? O segredo pode ser claridade, das formas mais diversas. Quanto mais ela aproveitar a luz do sol, maior a sensação de bem-estar de seus moradores, e maior o impacto em quem entra pela porta. De acordo com pesquisas, em dias ensolarados produzimos mais serotonina, um dos hormônios ligados à satisfação e à felicidade. Então, se há  alguma alegria sobrando lá fora, por que não aqui dentro?

Por Carol

1.jpg

São Paulo é uma cidade cinzenta, no inverno. As temperaturas descem drasticamente  quando o dia termina às 17h. As nuvens acabam com a luz. Uma leve melancolia pode chegar de mansinho e tomar os desavisados. É preciso procurar reforços positivos nesses tempos! Quando nos deparamos com uma casa fechada, com iluminação ruim, isso tudo fica mais visível. E é por isso que este apartamento de 170 m² salta aos olhos.

x.jpg

Vidros, espelhos e a tonalidade clara dos móveis replicam a luminosidade que sobra do dia, em um projeto muito bem pensado pela arquiteta Duda Senna. Ela aproveitou elementos que difundem a luz solar e esticam a estadia do por do sol por uns minutinhos a mais no imóvel. Localizado em uma das ladeiras do bairro de Perdizes, ele tem outras estratégias econômicas com esse mesmo objetivo: tornar a rotina leve e desestressar os moradores.

y.jpg

O espelho atrás da mesa de jantar é uma dessas ideias. “Foi um achado, deu um toque especial e não pesou no bolso da moradora”, diz Duda.

4.jpg

Móveis revestidos de tons claros também ajudam muito! Pode ser que dê mais trabalho mantê-los assim, mas a essência da claridade habita esta chaise, não é verdade?

5.jpg

Vidros também disseminam luz nos banheiros. Aqui, fazem parceria elegante ao piso de porcelanato com efeito de madeira. Parece um mero detalhe, mas as roldanas aparentes do box Elegance, da Ideia Glass, dão ar moderno à composição. “O estilo delas muda a estética do lugar. Os tons claros sempre iluminam o ambiente. Gosto de usá-los para trazer a sensação de limpeza”, Duda explica. Eis aí mais um benefício da luz natural: a tendência é deixarmos tudo mais organizado e limpo quando há boa luminosidade. E um lugar com esses valores é sempre muito mais agradável e feliz.

Fotos: Divulgação/Ideia Glass