Reforma traz novas ideias, soluções…vida e ânimo!
É um apartamento construído na década de 1980, mas nem parece mais. Tenho percebido que com apês antigos acontece muito de os proprietários não investirem em melhorias. Não é sempre que as pessoas priorizam evoluir

É um apartamento construído na década de 1980, mas nem parece mais. Tenho percebido que com apês antigos acontece muito de os proprietários não investirem em melhorias. Não é sempre que as pessoas priorizam evoluir seu lar…e vai ficando ruim morar ali. Felizmente não é o caso deste apartamento na zona Sul de São Paulo. Ele veio ao futuro em grande estilo!
Com 115 m², ele ganhou ares novos – uma repaginação radical – com projeto dos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, sócios do escritório Andrade & Mello Arquitetura e Interiores.
Integração trouxe mais luz
Ampliar espaços tem sido uma prioridade nos apartamentos atuais. Seria o caso deste também: a varanda, a sala de TV e a sala de estar se uniram e se transformaram em um ambiente maior. Com isso, a decoração incluiu o verde, a paisagem urbana e a luz natural em um ambiente que antes provavelmente era escuro.
Texturas equilibradas
Parede com revestimento cimentício, madeira e suedes macios entram em equilíbrio. Não contrastam demais, nem de menos.
Sala de jantar funcional
Em outro canto, a sala de jantar tem aparador-bar e adega. O ponto alto é o lustre da Lustres Yamamura, que leva iluminação direta para o barzinho.
Cozinha nada óbvia
O impacto é forte: a cozinha tem frontão preto, de azulejos com brilho. Um papel de parede estampado arremata o visual despojado da decoração, algo muito solicitado pelos moradores. Ali, as paredes foram demolidas para que tudo ficasse à mostra. O ambiente tem pouco mais de 14 m², já que invadiu um pouco da área de serviço.
A marcenaria sob medida está nos armários que mesclam o cinza e a madeira no mesmo tom usado na sala. Os eletros embutidos permitem que a cozinha fique livre e tenha circulação. A porta de vidro de correr ocupa menos espaço e divide a lavanderia da cozinha.
Lavabo nobre e cool
Revestido com uma pedra que simula o mármore, tem o charmoso espelho redondo Adnet, criado em 1946 pelo arquiteto e designer Jacques Adnet em parceria com a Maison Hermés.
Quarto de casal com cores alegres
Se há um ponto alto indiscutível, é esse quarto de casal aconchegante, com cor e emoção. E iluminação linda!
Uma pincelada de cor também alegrou o quarto de casal, suavizado com um tom de rosa que evidencia a linda cabeceira. A suíte é uma das áreas que mais mudou com a reforma, pois o novo banheiro ocupou, inclusive, o espaço que pertencia ao antigo closet.
Dessa forma, os arquitetos conseguiram separar o vaso sanitário do restante do ambiente e, consequentemente, os moradores podem usar chuveiro e pia ao mesmo tempo. Para alocar as roupas organizadamente, foi acrescentado mais armários no quarto, o que necessitou o deslocamento das paredes do banheiro das filhas.
Mas dá uma olhada nesse banheiro…lindo e aconchegante, uma sala de banho moderna e realista! Valeu a pena.
Quarto das filhas atemporal e sem tema
Esse é outro dos pontos altos da reforma. Para a menina mais velha, de 3 anos, a cama com pegada montessoriana dá independência para brincar com segurança e autonomia. Para a bebê, o berço e o restante dos móveis sob medida dá conta do recado. A madeira clara serve de pano de fundo para a combinação atemporal.
O banheiro da duplinha também é lindo, cheio de energia.
“Todos os projetos são especiais para nós, mas esse teve um gostinho especial, já que acompanhamos toda a gravidez da mais nova e não sabíamos o sexo. Assim, trabalhamos com os sonhos da mamãe… um desafio total”, diz Erika Mello.
Imagens: Luís Gomes