8 Coisas que causam estresse em casa sem você saber
O chuveiro que está vazando, a torneira que precisa trocar a carrapeta, a porta que emperrou: sabe essas coisinhas pequenas que você deixa pra resolver depois? Dia desses, eu vivi na prática: a torneira da

O chuveiro que está vazando, a torneira que precisa trocar a carrapeta, a porta que emperrou: sabe essas coisinhas pequenas que você deixa pra resolver depois? Dia desses, eu vivi na prática: a torneira da cozinha estava começando a dar defeito. Foi o começo do fim.
Depois de um dia cansativo fora de casa, chegar, tirar os sapatos e relaxar era tudo o que eu (e tanta gente que conheço) deseja. O fim de um dia merece uma cereja de bolo: momentos calmos, comidinha leve, livros ou uma série na TV…
Em vez disso, uma casa cheia de pequenos reparos a serem resolvidos se anuncia e tira a paz de qualquer pessoa! Pesquisando, descobri mais coisas que podem causar estresse sem que a gente perceba. Eu poderia encontrar alguma pesquisa científica que respaldasse, mas por ora conto com o bom senso mesmo. Inconscientemente deixamos de notar essas coisinhas – elas acabam sendo invisíveis mesmo, no dia a dia.
E coisinhas pequenas vão se tornando monstros em uma casa. Sabe a minha torneira? Tive uma DR brava com meu marido sobre lavar louça – e olhe que ele lava, dividimos bem as tarefas. Era pura irritação do momento mesmo. Veja a lista:
1 – Piso sujo
O prazer de tirar os sapatos quando você chega em casa é indescritível? Então mantenha o piso limpo, e evite entrar com calçados nela. Sabe aquela areia que fica no chão? Pode ser extremamente irritante, sem que você note.
2- Bagunça
De vez em quando pessoas compartilham que quem é criativo é mais bagunceiro. Deve dar orgulho dizer isso pra quem não consegue se organizar, mas a verdade é que é exatamente o contrário. A bagunça pode inclusive atrapalhar o rendimento e a estruturação de ideias.
3- Casa toda fechada
Ela fica abafada e vai te causar uma sensação ruim. É essencial abrir as janelas ao acordar e à noite, pelo menos. Se não dá pra ficarem abertas durante o dia, deixe pelo menos uma fresta. Os ambientes ficam mais leves com a circulação do ar.
Das Haus 2016, Sebastian Herkner, imm cologne 2016
4- Quarto conectado
A automatização da vida é inegável – e inclusive eu sou uma entusiasta de ter todo tipo de ajuda das máquinas em casa – mas cuidado pra não automatizar demais esse ambiente que precisa tanto ser relaxante. Luzes de stand-by ligadas à noite, TV até altas horas, luz branca são exemplos que tornam o quarto um espaço irritante, mesmo que esteja visualmente calmo.
5- Cama bagunçada
Sabe aquela roupa de cama amarrotada, ou sem trocar há mais de uma semana? Também contribui com a irritação. Lave semanalmente, no mínimo, pra não ter problemas com alergia. A poeirinha que fica nos lençóis e as células mortas contribuem deixando um cheiro ruim, que pode impregnar o quarto.
6- Espaços escuros
Quando você não pode abrir as janelas (por causa dos vizinhos), e precisa acender a luz em qualquer momento do dia, a melhor dica é mudar de casa. Acredite, isso vai te incomodar alguma hora, sem que você perceba.
7- Vazamento, infiltração, mofo e por aí vai
Não espere o marido consertar. Chame alguém que tenha experiência nesse tipo de reparos e pare de se estressar. Quanto ao mofo, há tutoriais no Youtube, mas às vezes só funciona mudando de casa mesmo. Mas resolva, você não merece uma casa que não funciona!
8- Cuba que respinga, cadeira alta demais…
O modelo era lindo na loja e você se apaixonou de cara! Acredite, aconteceu aqui. Em casa, tendo meninos como maioria na família, era irritação certa chegar e ver a pia do banheiro toda molhada. A cuba era muito rasa e a toalha ficava longe dela – dois erros que juntos dão em estresse. Cadeira inadequada para o home office também é um problema daqueles bonitinhos, mas ordinários.
Daria pra citar muitos outros pequenos elementos que roubam nossa energia secretamente, silenciosos, dia após dia sorrateiros diante dos nossos narizes. Mas se você resolver esses, já dá pra ficar em paz, não?
Siga-nos no Instagram que lá tem conteúdo diferente todo dia.