É bom ter plantas no quarto?
Estudos científicos comprovam os benefícios de ter plantas nos lugares em que passamos mais tempo. O quarto é um deles!

Quando um dinamarquês está triste, ele já sabe: deve se reconectar à natureza. Logo ele busca uma floresta e ganha novas energias. Vi esses dias em um documentário que explicava a força desse elemento sobre o índice de felicidade deles, que é altíssimo.
Sim, mesmo em temperaturas geladas, mesmo que não tenham samba como nós, mesmo que…tantas coisas mais que acreditamos trazer a felicidade! E nada disso faz tanto sentido quanto a natureza para um dinamarquês.
Efeito comprovado
O efeito benéfico das plantas nos lugares em que habitamos é amplamente comprovado pela ciência. Um estudo feito em 2008 pela Sociedade Americana de Ciências da Horticultura concluiu que as plantas podem ser parte importante da cura em um quarto de hospital após uma cirurgia.
A amostra envolveu 90 pacientes que se recuperavam de uma operação para remoção do apêndice. Os que receberam flores e plantas em seus quartos de hospital no pós-operatório precisaram de menos remédios, tiveram respostas fisiológicas mais positivas.
Eles tinham ainda menor pressão arterial sistólica e frequência cardíaca, menores avaliações de dor, ansiedade e fadiga. Os sentimentos positivos e a maior satisfação com seus quartos também aumentou no final.
Menos estresse
Em outro estudo (esse mais recente), os cientistas propuseram que algumas pessoas passassem pelo menos 10 minutos por dia em contato com a natureza. No fim, era avaliada a quantidade de cortisol, hormônio associado ao estresse, circulando pelo organismo dessas pessoas. Descobriram que quando as pessoas se expunham à natureza mais de 3 vezes por semana, por mais de 20 minutos, havia as menores taxas de estresse.
Experiência própria
Sempre amei ter plantas dentro de casa – até mesmo no quarto. Há muitos mitos espalhados por aí: plantas fazem mal, atrapalham a troca de oxigênio com o ambiente, e por aí vai…Mas esqueça tudo isso. Na prática, os médicos dizem que não há problema em ter plantas por perto – inclusive, no trabalho, na sala de estar, no banheiro e no quarto elas são bem-vindas.
Enquanto não há pesquisas especificas que falem sobre benefícios de ter plantas no quarto, digo os que sinto ao vê-las: de manhã, já acordo mais animada. O verde me traz sensações boas de vigor e isso é essencial para o meu dia começar bem.
O que me incomoda mesmo é quando mato uma planta. Por isso, ao longo da vida, percebi que essas são as plantas que melhor sobrevivem no quarto:
Suculentas
Em vasinhos pequenos, ficam lindas ao lado da cabeceira. Aposte nelas ou num aquário pequeno com um jardim delas!
Crótons
Simpática, essa planta sobrevive em lugares fechados, sem receber luz direta do sol. Mas abra as janelas pelo menos uma vez ao dia – experiência própria, elas amam.
Árvore da felicidade
Essa eu nunca tive, mas lembro de uma tia que teve e dava certo. Vale fazer a experiência e se ela começar a desistir, troque de lugar.
No showroom da Gervasoni, no Salão de Design de Milão 2019, essa árvore no quarto me chamou a atenção. Repare na iluminação especial, que fez toda a diferença para dar destaque a ela.
Zamioculca
É uma graça e fica linda numa mesinha no canto do quarto. Também é difícil matar essa planta, ainda bem! Já tive e ela sobreviveu…hehe
Lança de São Jorge
É bem resistente, mas não muito recomendada para quem tem bichos. Aliás, para quem tem bichos, a dica é colocar as plantas no alto – eles são curiosos e mordem mesmo. O resultado é que a planta não gosta, e o gato ou cachorro pode passar mal.
Peperômia
Essa eu tenho aos montes na minha casa. É difícil matar uma peperômia e se você fizer isso, sugiro que só tenha mesmo plantas artificiais…
Imagens:
1 e 2 – Pixabay; 3 – acervo Hestia; 4 – nueva; 5 e 6 – Burst, Pexels.com; 7 – Carol Scolforo