Casa dos Sonhos

Na Psicologia profunda, a casa é um elemento tão relevante na história pessoal e no desenvolvimento psicológico que, simbolicamente, ela está associada à própria psique individual. Pelo menos é o que parece nos dizer a casa em nossos sonhos! Então, com qual casa você tem sonhado?

Por Angelita

BassamFellowsJournal_Glass_House_Fog_2

Como um símbolo universal, a casa é um dos centros do mundo. É um lugar sagrado, no qual a morada coletiva da humanidade (o Universo) é representada individualmente. A casa é o ventre materno, a origem do ser humano, o centro da civilização, o espelho da cultura coletiva e o reflexo da identidade individual. Na visão do Psiquiatra suíço Carl Jung, o que acontece dentro de uma casa acontece dentro de nós mesmos. É por isso que a casa é um símbolo muito rico, constituído por imagens primordiais (arquetípicas), que expressam os anseios, as necessidades e as potencialidades humanas por excelência. Desde sempre, faz parte da jornada dos seres humanos sobre a Terra a busca por um lugar seguro no qual possamos criar, desenvolver, registrar e abrigar a própria história.

dd3a8fb873e1cddf382c3bc1c568d437

Assim, a casa representa diferentes camadas da psique, e na teoria junguiana ela ocupa lugar relevante quando nos debruçamos sobre o significado psicológico dos sonhos. A casa é um elemento recorrente nos sonhos, e neles ela é tanto um símbolo da personalidade consciente com a qual atuamos no mundo exterior quanto dos aspectos mais íntimos da nossa mente inconsciente. Ou seja, no sonho, a casa quase sempre representa a própria personalidade do sonhador em seus aspectos conhecidos e desconhecidos. Em função disso, as diferentes partes da casa que aparecem em um sonho têm significados distintos para o indivíduo. A parte externa da casa, por exemplo, pode representar nuances da nossa Persona – os aspectos da personalidade que usamos para interagir com o mundo exterior.

d2e5f2cd3db3fabaa9fe6be1e5689e19

Os vários andares da casa sonhada estão relacionados com o valor simbólico das dimensões geométricas verticais, relativas aos mundos do “acima” e do “abaixo”. Telhados, teto e pisos superiores podem corresponder àquilo que é mais consciente em nossa personalidade, representando os conteúdos com os quais lidamos mais racionalmente, dos quais mais nos orgulhamos e sobre os quais temos mais autocontrole. Similarmente, pisos inferiores, porões, cisternas, poços, escadas e alçapões que levam ao subsolo estariam associados ao que é parcial ou totalmente inconsciente em nossa personalidade. Os espaços inferiores da casa sonhada também podem ser a morada do que é instintivo em nós, do que foge ao controle da razão, daquilo sobre nós que nos causa vergonha, desconforto, medo, insegurança e raiva.

ac3b1826c4aaeff1e301cfa22f1bcca2

Os diferentes níveis da casa em um sonho também podem refletir distintos períodos de tempo, diversos estágios do crescimento pessoal do sonhador e as muitas faces do seu desenvolvimento psicológico. As inúmeras facetas da personalidade de uma mesma pessoa podem se insinuar nos cômodos desconhecidos que aparecem na casa do sonho, cujas portas estão fechadas, que são escuros ou cujo interior não pode ser vislumbrado ou lembrado pelo sonhador ao acordar. A organização e distribuição dos muitos cômodos na casa dos sonhos pode lançar alguma compreensão sobre como o sonhador anda conduzindo as diferentes áreas e tarefas da vida. Uma biblioteca pode oferecer pistas sobre a tomada de consciência e a reflexão racional sobre muitos temas pessoais. Um banheiro pode sinalizar o quanto nos sentimos confortáveis, adequados e limpos com a expressão e a renovação das próprias emoções. A cozinha, lugar de transformação dos alimentos, é o espaço no qual a luz do fogo ilumina e aquece, dando vida nova aos ingredientes amortecidos, no qual calor e frio se alternam para operar a transmutação alquímica de uma coisa em outra. Por essa razão, a cozinha nos sonhos quase sempre nos fala sobre como nos conectamos com os aspectos intuitivos da nossa personalidade, os mesmos que costumam nos ajudar a transmutar sentimentos e vivências, nos levando a ver conteúdos significativos nas experiências.

cozinha

As condições de organização e manutenção da casa sonhada costumam dar indicações sobre como cuidamos de nós mesmos. Em um sonho todas as informações sobre a casa são importantes para uma análise psicológica: se ela é antiga ou nova, se está em bom estado de conservação ou não, se é limpa ou não, se é habitada ou abandonada, se está mobiliada ou vazia, se é a casa que habitamos ou nos lembra outra moradia na qual já moramos ou estivemos, se é desconhecida… Uma casa cuja fachada está em perfeito estado, mas o interior está quebrado, sujo, com vazamentos, etc., pode indicar que o sonhador negligencia aspectos importantes da própria personalidade para sustentar uma imagem que ele considera socialmente desejável ou correta, por exemplo. O fato é que todos temos que morar em algum lugar. Seja esta necessidade expressa no mundo exterior ou no interior. Assim como no mundo exterior, no mundo interior a nossa casa tem características que ajudam a nos identificar e a definir como indivíduos.

Banheiro

As várias partes de uma casa simbolizam os muitos aspectos e possibilidades da personalidade humana. A casa com a qual você sonha, portanto, revela tanto aquilo que você já reconhece como sendo você quanto aquilo que ainda lhe é desconhecido sobre quem você realmente pode vir a ser. Então, com qual casa você tem sonhado?

 

Imagem 1: Yellow Trace

Imagem 2: Glass House, por Philip Johnson

Imagem 3 e 4: Pinterest

Imagem 5: Kanoon

Imagem 6: Architectural Digest

Imagem 7: Vilssa

 

Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s