Trabalho doméstico

Cada vez mais pessoas optam por, ou precisam de, trabalhar em casa. Levar o escritório para dentro de casa pode ter vantagens e desvantagens. Entre os benefícios há a possibilidade de organizar o espaço de trabalho com a cara do dono, seja no aspecto estético e/ou funcional. Além, é claro, da autonomia que se ganha sobre a rotina profissional… Mas, é também aí que reside o perigo! Quer saber por quê?

Por Angelita

white-loft-with-bookcases-700x524

No nosso Imaginário sociocultural a casa é o espaço privado, lugar no qual podemos nos permitir relaxar e sermos essencialmente autênticos. O local de trabalho corresponde ao espaço público, no qual nos contermos como indivíduos e nos adequarmos aos modos definidos pela sociedade em que vivemos. Conciliar esses dois lugares em um só pode ser uma tarefa com muitas armadilhas. Ainda assim, é possível recorrer a algumas estratégias que nos ajudem a sair ilesos da tentação do conforto caseiro e da procrastinação… Ou da invasão da vida pessoal pelo trabalho.

colorful-workspace

Antes de qualquer coisa, defina um local para as atividades profissionais. Não importa se é uma mesa em um canto da casa ou um cômodo específico para o escritório. O importante é que a fronteira que delimita o espaço de trabalho seja clara para você e para todos que moram na casa. Regularmente, inspecione seu espaço de trabalho, identifique os elementos da vida doméstica que o invadiram e descarte-os. Você sabe a quais elementos me refiro, aqueles itens que distraem, que nos convidam a relaxar, anos sentirmos “em casa”: comidinhas, instrumentos de lazer como consoles de jogos, livros com temáticas não profissionais, revistas diversas, etc.

breathtaking-neutral-modern-home-office-decor-photos-trendy-sweet-funky-workspaces-with-artistic-flair-galleries-best-resolutio

Atente para a ergonomia dos móveis. Uma cadeira que não respeite a anatomia do corpo, que não tenha um encaixe adequado para a coluna e não mantenha os pés estavelmente plantados no chão, é um convite para o cansaço. O cansaço convida à dificuldade de atenção, à confusão mental, à irritabilidade, etc. Assim como os móveis, a iluminação do local de trabalho faz toda a diferença na disposição afetiva para trabalhar e no nível de energia disponível para as tarefas. Procure um lugar da casa que receba luz natural para organizar o local de trabalho. Iluminação abundante mantém a mente desperta e espanta o tédio. Quando a iluminação artificial for necessária, prefira luzes claras e diretas, que garantam a melhor visibilidade possível do que está sendo feito.

artists-studio-creative-spaces-inspirational-rooms-582x436

Dê o seu toque pessoal. Um local de trabalho claro, organizado e pouco entulhado de supérfluos é o mais funcional para a produtividade e para definir claramente a fronteira entre espaço profissional e doméstico. Mas isso não significa que o seu escritório – atelier, oficina, etc. – em casa precise parecer um centro cirúrgico impessoal e estéril. Não tenha medo de cores, plantas, pôsteres, fotos, lembranças de viagem, etc. Procure trazer para o local de trabalho coisas que te inspiram, que evocam boas memórias, que te alegram, que te façam lembrar do que você gosta na vida. Com o tempo, trabalhando em casa, você irá descobrir o que melhor funciona para sua rotina, seu estilo de vida e o tipo de tarefa que precisa desempenhar. Observe!

workspace-inspiration

Por último, tenha em mente que a organização do espaço interfere no seu humor e na sua concentração. A busca pela simplificação, pelo não excesso, pela limpeza e claridade, não deve ser uma prisão estética na hora de montar seu escritório em casa. Esses elementos devem ser entendidos como uma orientação para a funcionalidade do local de trabalho. Mesas, gavetas e estantes desordenadas não são um obstáculo para a produtividade apenas, mas podem comprometer a criatividade e o fluxo de ideias. Quanto mais coisas você acumular, mais tempo será necessário para arrumar, encontrar, realizar, etc. Um espaço de trabalho em casa eficiente significa menos tempo desnecessário nele investido. Logo, mais energia e disposição para usufruir de horas extras que sobrarão para a vida doméstica. Afinal, não é este um dos principais objetivos quando se decide trabalhar em casa: ter mais tempo para você e sua família?!

 

Imagem 1: Lk Couture

Imagem 2: Café Land

Imagem 3: Home Designing

Imagem 4: Decoist

Imagem 5: Pinterest

Iamgem 6: Work Design

Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

1 comentário Adicione o seu

  1. Mariana Galon Xavier disse:

    Perfeito mestra! Estou em pleno vapor em casa mesmo, onde montarei meu ateliê de artesanato e meu maior desafio será driblar a procrastinação e a falta de atenção, pois sou bem dispersa!! Foco e organização são metas para toda a vida!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s