Crianças ao alcance de seu mundo
Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina na Itália, e por isso, teve imensa dificuldade em exercer a profissão. O motivo: na época, uma mulher examinando homens era algo inadmissível. Quando ela

Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina na Itália, e por isso, teve imensa dificuldade em exercer a profissão. O motivo: na época, uma mulher examinando homens era algo inadmissível. Quando ela resolveu seguir um caminho que ninguém havia trilhado até então, entrou para a história. Seu trabalho com educação de crianças especiais mudou os padrões da sociedade. Era realmente inclusivo, ao propor nova visão ao mundo deles. A começar pelo quarto, que devia respeitar, acima de tudo, a independência e a autonomia das crianças. Assim, ela se tornou mundialmente famosa.
Por Carol
Com espelho próximo à cama, a criança se vê e começa a perceber que é uma pessoa diferente da mãe. Como o quarto de Johanna, que tem cama baixa, tapete e até uma cabana de leitura. Sem exageros ou móveis rebuscados, tudo é acessível.
Mesmo em meio à simplicidade, o alto astral neste quarto é bem-vindo, já que é habitado por uma criança. Ela precisa de estímulos, cores, ludicidade – tudo o que há de sobra aqui. Com roupa de cama da Mooui, o espaço tem móveis baixos e ideias singelas. Bastou uma base branca (parede e móveis) e um jogo de tecidos exuberante, com estampas vibrantes, para uma decoração alegre, divertida – bem no espírito de infância feliz.
Pensado para estimular a independência e a autonomia, esta cama baixa da Arquitetando Kids integra uma linha de móveis de encaixar. Os pequenos têm acesso a toda a mobília, o que pode ajudar a alcançar coisas, vestir-se sozinho, ler e brincar com brinquedos, já que tudo está ao alcance. Para os pais, uma diversão também: a montagem não leva um parafuso sequer. Basta ler o manual e a marca garante que até os mais desajeitados dão conta do recado.
* Você já deve ter percebido que muitas camas em quartos montessorianos têm forma de casa, né? O objetivo é reforçar na criança essa primeira sensação de ninho, de estar acolhida em um formato que remete à proteção. Adoramos quando a filosofia toca a vida cotidiana!
Imagens 1 e 3: Mooui/divulgação
Imagem 2: Livelikeacostalkid
Imagem 4: Arquitetando Kids
Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.