Garimpo no brechó
A gente tem prioridades na vida, eu sei. As coisas custam cada vez mais caro, e às vezes evitamos passar em frente às vitrines. Muita gente acaba deixando a casa lá no pé da lista de

A gente tem prioridades na vida, eu sei. As coisas custam cada vez mais caro, e às vezes evitamos passar em frente às vitrines. Muita gente acaba deixando a casa lá no pé da lista de renovação. Vêm em fileiras as compras do mercado, as roupas, as viagens, o carro, tantas coisas… (E comigo não é diferente!) Mas uma hora casa vai ficando chata, sem novidade, sem graça. É assim aí também?
A solução vem do passado. Uma visitinha aos brechós e até mesmo a sites de usados pode evitar o tédio decorativo. Dá pra encontrar coisas ótimas, interessantíssimas. Essa cadeira estilo Thonet da foto, por exemplo, é um achado. Em um dia de andanças com o amigo Vinicius Alberto Moraes, encontramos essa beleza por R$ 50, em um brechó. Com mais uma grana, pedimos à artista plástica Estelita Ferreira pra dar um tapa – ela descascou a cadeira, descobriu que a lindinha já havia sido vermelha e verde no passado, colocou folha de ouro para o mix ficar nobre e pronto! A cadeira veio para o futuro. Hoje, é mais uma companheira de aventuras. Vai com a família aonde for, porque tem história.
Minhas dicas:
– Confira se a estrutura do móvel é firme. Digo que comprar em sites de usados é usar a sorte: nunca dá pra sentir a peça, que pode estar bamba, pode estar oca. Se quiser que dê certo mesmo, peça pra ver antes de pagar, ou peça mais fotos, ou uma garantia.
– Pechinche. Ainda mais nessas épocas em que todo mundo dá desconto, se você tem grana na mão, sempre pode pagar menos.
– Renove o que comprou. Essa cadeira não seria a mesma se não passasse pelas mãos de uma artista inspirada, que a enobreceu com folha de ouro. Eu poderia te aconselhar a ousar, a fazer você mesmo, mas não! Não indico. É preciso lixar, preparar a peça… enfim, só faça se quiser arriscar bastante, ou se tiver confiança de que seu acabamento é muuuito bom. Vai por mim.
Fotos: Pinterest e Carol Scolforo
Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.