EnglishPortuguese

Espelho, espelho meu…

Talvez você nem perceba, mas há muita coisa que pode ser dita sobre a personalidade de uma pessoa apenas observando a maneira como ela organiza e decora a própria casa. Aquilo que nos acostumamos a reconhecer

Talvez você nem perceba, mas há muita coisa que pode ser dita sobre a personalidade de uma pessoa apenas observando a maneira como ela organiza e decora a própria casa. Aquilo que nos acostumamos a reconhecer como sendo nossa personalidade define a maneira como interagimos com o mundo a nossa volta. O ambiente que montamos para viver tende a expressar essa visão, revelando crenças, atitudes e valores que acreditamos, consciente ou inconscientemente, definir a pessoa que somos ou a que queremos parecer ser.

Por Angelita

b333d078f931e6352309116c70283a0f

É claro, porém, que a maneira como uma casa é decorada pode estar associada a muitas outras coisas que não refletem apenas a personalidade dos moradores. Fatores como situação financeira, autonomia para intervir no ambiente e condições arquitetônicas da construção podem pesar muito na hora de decidir como morar. Mas considerando uma situação ideal na qual você seria o criador do projeto da sua casa, começando do zero, como ela seria? Que estilo você adotaria? E o que ele poderia revelar sobre a sua personalidade?

345e028ceae4a6edec506d0efa217b8f

O estilo Clássico: costuma ser a escolha das pessoas mais tradicionalistas, com interesses em temas como cultura, política e história. É comum que sejam pessoas que valorizam o conforto, pois geralmente os móveis de estilo clássico são amplos, com tecidos de fibras naturais e aconchegantes. Bem provável que seja uma pessoa com uma visão estética bem clara do que lhe agrada ou não, e que tenha um apreço especial por peças com alguma tradição histórica. Como tendem ao conservadorismo, os amantes do clássico podem ser percebidos como portadores de uma personalidade rígida, influenciada por convicções arraigadas em todas as questões da vida e não somente no design.

IS18qypmjarzj7

O estilo Luxuoso: pode-se defini-lo por uma afinidade excessiva com artigos de marcas conceituadas e com símbolos de status social como acabamentos caros, muitos espelhos e a exibição de eletrônicos e de eletrodomésticos de última geração. Costuma ser a escolha de pessoas extrovertidas – ou que se esforçam para sê-lo – e indica uma necessidade de viver a vida intensamente, de conviver com as pessoas, de estar onde os outros estão, de “não perder nada”, o que pode levá-las a serem percebidas como superficiais. Esse tipo aprecia receber amigos e conhecidos em casa e costuma apresentar alto nível de energia e de disposição. Como tende a valorizar consideravelmente a opinião dos outros, os adeptos desse estilo correm o risco de se tornarem reféns das tendências do momento e do estilo de decoração do profissional que contratam.

Beautiful-minimalist-home-in-white

O estilo Minimalista: algumas enquetes realizadas com pessoas dos mais diversos tipos e culturas apontam para o fato de que a maioria delas não suporta a ideia de habitar uma casa minimalista! Talvez porque o tipo de personalidade que se sente atraída por este estilo não seja tão comum. Pessoas extremamente organizadas e eficientes no que se propõem a fazer costumam adotar o minimalismo. O indivíduo que opta pelo minimalismo aprecia linhas puras, design conceitual, qualidade, praticidade e funcionalidade. Por sempre buscar a excelência, o fã do minimalismo tende a ser perfeccionista e metódico, determinado e introvertido… A descrição de uma personalidade que comumente é apreciada nos personagens de comédias – o Sheldon de Big Bang Theory, por exemplo – mas que na vida real costuma ser percebida como chata.

b8b19e974c76a965c82046fedde2a234

O estilo Boho: também conhecido como “hippie chic”, esse estilo costuma estar relacionado a pessoas que gostam de ter contato com diversidade de culturas e tipos humanos. É comum que o apreciador do estilo boho seja adepto de alguma religião e/ou filosofia de vida pouco convencional e que tenha um genuíno apreço pela natureza. Há no fã desse estilo uma certa nostalgia associada a um encantamento pelo passado, seja a década de 1970 ou a Idade Média. Quase sempre esse vínculo com o passado é mais uma idealização de outras épocas do que fruto de conhecimento histórico. Aliás, o idealismo tende a ser um aspecto importante na personalidade do adepto do estilo boho, seja político, cultural ou de qualquer outra ordem. Por sua disponibilidade social e certa dose de entusiasmo com causas e temas do momento, a personalidade do amante do estilo boho pode ser percebida por muitos como passional e inconsequente.

Alv3

O estilo Escandinavo: vem ganhado espaço nas duas últimas décadas e se firmando como referência de estilo. Possui afinidades com o minimalismo, mas é menos frio e duro. Por trás do predomínio do uso de cores claras e de poucos móveis, há no estilo escandinavo certa dose de fantasia, simplicidade, conforto, familiaridade, calor e aconchego. A pessoa que se interessa por esse estilo costuma ser caseira e faz questão de que o gosto pessoal esteja refletido no projeto de decoração. Em geral, o fã do estilo escandinavo valoriza muito as noções de território pessoal, de privacidade e de autenticidade. É comum que os adeptos desse estilo estejam em contato com a cena cultural mundial e que apreciem igualmente a estética característica do velho mundo e as inovações do design contemporâneo. Por tenderem a uma afirmação constante dos próprios valores e interesses, os que adotam o estilo escandinavo podem ser percebidos como individualistas e pouco flexíveis.

eclectic-style-eclectic-interiors-eclectic-mix-of-styles-1-11

O estilo Eclético: caracterizado pela mistura de estilos e com referências vintage, atrai pessoas independentes e que apreciam a originalidade. Os adeptos desse estilo costumam ser detalhistas e criteriosos na escolha dos acessórios e acabamentos, pois são eles que ajudam a criar um ambiente único, diferente de tudo. Há entre os entusiastas do estilo eclético uma afinidade com o referencial afetivo da estética do passado, com o glamour hollywoodiano e com a liberdade criativa do universo das artes em geral. É recorrente para os fãs do estilo eclético investir grandes quantidades de tempo, energia e dinheiro para concretizarem o ambiente que idealizaram. Isso tem a ver com a confiança que demonstram ter em tudo o que fazem, e em como assertivamente brigam pelo que querem. Por sempre buscar exaustivamente o que predeterminou, o adepto do estilo eclético pode vir a ser percebido como excêntrico e exigente.

ed256a1babde2b211e9ccf09d68fb2c1

Obviamente, essas definições não são universais, mas apenas generalizações sobre características de personalidade e estilos de design. Você pode se reconhecer nelas ou não! Você pode até se reconhecer em várias delas, e talvez esse seja o seu estilo: uma mistura absolutamente única de dois ou mais estilos! Você pode mesmo se identificar com algum estilo que nem foi descrito aqui, como o Rústico ou o Provençal. O fato, contudo, é que muitas pessoas se sentem inibidas diante da possibilidade de ter de definir como querem a decoração de suas casas. É comum que as pessoas tenham medo de errar nas escolhas das cores, móveis e acessórios, que se sintam desqualificadas para defenderem o que gostam e querem nas suas casas. Não se sinta! Acredite-me, é melhor que as decisões relativas a sua casa causem impacto por refletirem sua personalidade do que permitam que o seu espaço fique parecendo um lobby de hotel ou um showroom de decoração. Ou seja, é melhor “errar” sendo você mesmo do que “acertar” sucumbindo às determinações dos outros!

Fotos: Pinterest

 

Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

angelita.scardua@gmail.com

Psicóloga, Angelita Scardua tem pesquisado a experiência de felicidade, individual e coletiva, nos últimos 20 anos. Aqui no Hestia, compartilha o que tem descoberto sobre o impacto do ambiente no nosso bem-estar psicológico, tanto em seu caráter simbólico e cultural quanto em seus aspectos neurofisiológicos e comportamentais.

AVALIE
2 COMENTÁRIOS
  • Maria Rita 4 de fevereiro de 2016

    entre escandinavo e eclético….penso…
    Parabéns a esse novo filho parido Angelita.
    Como não poderia deixar de ser…o mergulho persevera na profundidade e brilhantismo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Projeto Hestia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading