EnglishPortuguese

O padrão de beleza (de casa) que carregamos

É uma verdade que o tempo todo somos bombardeados com padrões de beleza, de felicidade

É uma verdade que o tempo todo somos bombardeados com padrões de beleza, de felicidade… e de casa bonita, também. Ontem o economista Samy Dana escreveu um texto interessante sobre esses padrões e o imediatismo que vivemos. A conclusão dele é que vivemos tempos de prazeres imediatos, de felicidades que talvez não sejam duradouras, de alegrias copiadas. Vemos o sorriso de alguém em uma publicidade e queremos o que a pessoa usa, sem ao menos nos questionarmos se aquilo nos fará felizes.

Por Carol

Anthony baratta

O problema é que às vezes não paramos pra pensar que assim como acontece com o nosso corpo, leva tempo para descobrirmos uma identidade para a nossa casa. Não é algo que se compra pronto, mas que se exercita. Pode levar anos… Pode ser também que nesse caminho de descobertas você precise da ajuda de um arquiteto para organizar todas as ideias que a tornem única. Pode ser que brigue com o arquiteto porque ele quer colocar a cara (e a assinatura) dele no seu projeto. Mas não pegue o atalho mais fácil, aquele do “quero igual”.

Anthony baratta 2

Sabe aquela casa linda que você viu no programa de TV e disse ‘uau’? Talvez ela só dê certo lá. Os ambientes do designer Anthony Baratta, que ilustram esse post, por exemplo, foram pensados para pessoas diferentes de mim e de você. Cá pra nós, sem ilusões, depois das fotos feitas, a bagunça da vida real tomou conta desses espaços. Querer fazer parecido é o mesmo que copiar a dieta “que deu certo” da sua amiga. As necessidades são diferentes, o metabolismo dela talvez seja mais (ou menos) acelerado, e enfim, os objetivos são outros. Ou seja: suas fórmulas, suas histórias, cores, cheiros e sabores precisam ser descobertos e exercitados aí, nos metros quadrados que você possui ou aluga. Esse sim é um patrimônio no qual vale a pena investir, e que te fará feliz por um bom tempo. É um momento único de descobertas, que vale a pena viver – e não copiar.

Fotos: Design de Anthony Baratta/ divulgação

Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

carolscolforo@passarodigital.com.br

Produtora de conteúdo, Carol Scolforo é jornalista colaboradora de revistas e sites brasileiros. Aqui no Hestia, traz informação - ou melhor, ama escrever - sobre design, arquitetura, decoração e, claro, felicidade.

AVALIE
NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Projeto Hestia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading