25/05/2020
Buscar
EnglishPortuguese

Feito em casa

Poucas coisas dão um toque tão distinto e pessoal a um ambiente quanto uma peça produzida individualmente. Ao contrário das peças oriundas dos sistemas de produção em massa, o produto artesanal é fruto de um

Poucas coisas dão um toque tão distinto e pessoal a um ambiente quanto uma peça produzida individualmente. Ao contrário das peças oriundas dos sistemas de produção em massa, o produto artesanal é fruto de um investimento de tempo, talento e energia que são utilizados para um propósito único que, em geral, também é carregado de expectativas afetivas. Todos esses elementos combinados dão vida à criação, uma vez que a execução da obra corresponde ao cuidado e à atenção pessoal dispendidas pelo artesão. Apesar disso, ainda é possível encontrar quem torça o nariz para a inclusão de peças artesanais na decoração. Por que será?

Por Angelita

99a0801fafcc99643adb08f6a3a394ed.jpg

Por muito tempo as criações artesanais foram associadas a um estilo de vida meio “hippie” – largado e pouco polido – ou simplório e por demais amador. Em função disso, o artesanato costumava ficar restrito às moradias de tipos alternativos ou às de donas de casa habilidosas. Mais recentemente, contudo, novas gerações de artesãos vêm apresentando peças mais diversificadas e estilisticamente bem interessantes. Os exemplares desse novo artesanato combinam todos os elementos necessários para complementar a decoração da sua casa com autenticidade e originalidade inconfundíveis.

0179aeffa740c71ef8aa9c17726067d2

Não importa se o estilo da sua casa é contemporâneo, retrô, clássico ou rústico, a peça de artesanato certa pode acrescentar um verdadeiro sentido de arte ao seu espaço. O artesanato de qualidade costuma ser atemporal, refletindo não tendências de design, mas visões estéticas do mundo. A originalidade de uma peça artesanal pode vir a ser um ponto focal na decoração da sua casa, em especial se ela der pistas sobre sua origem e sua história. Até porque o artesão também pode ser você!

 

Foto 1: Hilkka Jussila

Foto 2: Modernhandcraft

Foto 3: frokenoverspringshandling

 

 

Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

 

angelita.scardua@gmail.com

Psicóloga, Angelita Scardua tem pesquisado a experiência de felicidade, individual e coletiva, nos últimos 20 anos. Aqui no Hestia, compartilha o que tem descoberto sobre o impacto do ambiente no nosso bem-estar psicológico, tanto em seu caráter simbólico e cultural quanto em seus aspectos neurofisiológicos e comportamentais.

AVALIE
NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta