EnglishPortuguese

Uma janela para o mundo!

Todos os dias, aí na sua casa, você dá uma volta ao mundo. Sem saber você interage com a história de diferentes povos, culturas e saberes. Você pode acreditar que a sua casa é uma

Todos os dias, aí na sua casa, você dá uma volta ao mundo. Sem saber você interage com a história de diferentes povos, culturas e saberes. Você pode acreditar que a sua casa é uma moradia tipicamente brasileira, ou que ela reflete exclusivamente a cultura de um determinado grupo étnico ou lugar geográfico, ou mesmo sua história pessoal… Mas você está redondamente enganado! Cada peça de mobília, cada hábito, cada acessório e detalhe da sua vida doméstica resultam de um empréstimo histórico feito a uma nação que provavelmente não é a sua de origem. Pois é! Você pode até achar que a sua vida cotidiana não tem nada a ver com a China, o Egito, a Itália Medieval ou a Escandinávia. Mas, acredite-me, da porta para dentro da sua casa você vive mergulhado nas casas de todo o mundo.

Por Angelitaenhanced-25634-1447096859-1

Diariamente, quando você dorme se cobre com cobertores, lençóis ou edredons, certo? Todos eles, se forem de fibras naturais, são feitos de plantas inicialmente cultivadas na Índia (algodão), ou no Oriente Próximo (linho e lã), onde os processos de fiar e tecer foram primeiramente desenvolvidos. Bom, se você é o tipo que costuma exceder nos gastos com a roupa de cama e ela for de seda, então, a origem da fibra se deu na China há milhares de anos. Se você dorme de pijama agradeça aos indianos, mas se você usa camisola agradeça às moças inglesas da era Vitoriana que a institucionalizaram como roupa de dormir. Acorda com o som de um despertador? Os antigos gregos também acordavam, incluindo o filósofo Platão que tinha um que soava como um órgão de água.

fbfe668f33b0

Gosta de usar sabão/sabonete para a sua higiene matinal? Celebre a inventividade dos antigos gauleses. Penteia os cabelos pela manhã? São os antigos escandinavos que merecem a celebração por terem inventado o pente. Aprecia o toque macio de um tapete sob os seus pés? Um viva para os antigos persas! A louça sanitária e o chuveiro do seu banheiro são invenções europeias e norte-americanas, algumas mais recentes do que as outras, mas a pia e os encanamentos foram os antigos gregos quem criaram. As cadeiras nas quais você se senta todos os dias nasceram na Europa Meridional, e a mesa no Egito. Os egípcios, contudo, não usavam a mesa para comer, foram os gregos que deram esse uso a ela.

6d41d9990ad61766_2057-w500-h400-b0-p0--contemporary-kitchen

Da sua janela o exterior só pode ser visto graças ao vidro inventado pelos egípcios na Antiguidade, que também são responsáveis pela invenção do mecanismo de tranca das portas. E se você ama uma varanda, é aos indianos que você deve agradecer. O aconchego do seu sofá data do século XVII, mas a palavra “sofá” tem origem na língua árabe, derivando da forma de se organizar as almofadas (palavra também árabe) para sentar. Se seus pratos, xícaras e canecas são de cerâmica ou louça, você deve mais um agradecimento aos chineses. O material dos seus talheres, se não são de prata ou ouro, resulta de uma liga de metais desenvolvida na Índia e do aprimoramento da mineração e da metalurgia criadas pelos africanos. O formato dos garfos é medieval e foi criado na Itália. As colheres, também italianas, datam da Antiga Roma.

Dining+Room+_vzcnPHuSy5l

À noite, quando você se recostar na sua cama, saiba que ela é construída segundo um modelo originário do Oriente Próximo e que foi modificado na Europa setentrional, lá na Idade Média, bem antes de chegar à sua casa.  Se antes de dormir você for ler um livro, pense que foram os antigos romanos que inventaram a encadernação, e que se você precisa e tem óculos para lê-lo é aos antigos escandinavos que você precisa agradecer, foram eles que inventaram esse objeto tão útil para a leitura. Ainda, se você se sente seguro entre as paredes da sua casa é porque os antigos romanos inventaram o cimento. E se, além de segura, sua casa é uma obra de arquitetura, celebre os antigos gregos que inventaram o projeto arquitetônico.

78b1545d22da8dea0d4d25dd44e3af79

Por isso, reflita sobre como estamos todos nós, seres humanos, conectados pela casa, pela forma como os diferentes povos contribuíram para o modelo de moradia no qual você vive os seus dias. Ainda, e principalmente, se ao dormir você costuma agradecer por mais um dia à divindade que te guia, não se esqueça de que dependendo de qual seja o seu deus adorado a origem dele pode ser hebraica, africana, indiana ou europeia… Mas que, das cavernas até os dias atuais, temos todos nos abrigado sob o mesmo teto universal da história humana.

 

Foto 1: Feldman Architecture

Foto 2: Pinterest

Foto 3: Vintage Tub & Bath

Foto 4: Houzz

Foto 5: Lonny

Foto 6: Asplund

Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

angelita.scardua@gmail.com

Psicóloga, Angelita Scardua tem pesquisado a experiência de felicidade, individual e coletiva, nos últimos 20 anos. Aqui no Hestia, compartilha o que tem descoberto sobre o impacto do ambiente no nosso bem-estar psicológico, tanto em seu caráter simbólico e cultural quanto em seus aspectos neurofisiológicos e comportamentais.

AVALIE
1 COMENTE
  • Helaine 27 de janeiro de 2016

    Estou encantada com tanta informação. Obrigada por compartilhar 🙏

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Projeto Hestia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading