A casa circular do futuro

Uma casa circular, cheia de transparências e sem portas. Está aí a proposta do alemão Sebastian Herkner para a edição 2016 da expo Das Haus, dentro da feira Imm Cologne, realizada na última semana, na Alemanha. O segmento foi criado em 2012, e desde então traz ideias questionadoras (e incríveis) para os interiores das casas. É claro, trata-se de uma casa conceitual. Mas a questão é que sempre nos faz pensar. Ainda bem.

Por Carol

das haus 2016 1.jpg

Neste ano, o convidado, Herkner, pensou em uma casa dividida em camadas que se revelam aos poucos, por cortinas ou vidros. No centro de tudo está o living, alguns níveis abaixo dos outros ambientes. E isso tem muito a ver com Hestia, aliás: a casa tem um coração, uma fogueira no centro que atrai os moradores a contarem suas histórias, alegrias e tristezas. O designer foi fundo e resgatou esse momento.

das haus 2016 2.jpg

Acima, outro espaço de estar. Não há quinas, não há divisões ou espaços delimitados. Os ambientes dialogam entre si, atraem para momentos com fluidez. “Pensei sobre liberdade, pensei no abstrato. A transparência da Das Haus é uma expressão da necessidade de encarar as mudanças com mais abertura”, diz Herkner.

das haus 2016 3.jpg

Neste ângulo, o que se pode chamar de cozinha futurista.

das haus 2016 5

Próximo à cozinha, outra visão da sala. Esqueça a TV, os gadgets, esqueça as divisões comuns. Este é um living feito para conversar, descansar, relaxar e viver mais. Afinal, por que mesmo precisamos passar nossa curta vida em lugares apertados, nivelados e quadrados?

das haus 2016 8

A sala de jantar vem em seguida. Novas disposições, novos jeitos de morar.

das haus 2016 6

E então, o quarto. Uma cortina fina, mas translúcida e cheia de camadas, dá privacidade ao lugar. Luzes em níveis diferentes, em intensidades variáveis, dão o clima que o humor pedir.

das haus 2016 7

Ali ao lado, a sala de banho. Uma imensa estrutura metálica vazada torna tudo mais privativo – mas não, o banho aqui não é algo hermético, vergonhoso. Aqui ninguém precisa trancar a porta. Na filosofia de Herkner, a casa tem sensualidade, magnetismo, leveza e beleza, respeito verdadeiro aos sentidos. São conceitos que nos encantam cada vez mais, dão importância à nossa evolução humana – e estão muito presentes nas obras do designer. Curioso é que tudo isso é tão simples, mas bem diferente dos ângulos em que vivemos atualmente… não?

Imagens: Frameweb

Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s