Endereço profissional

Passa-se, em média, um terço da vida adulta no local de trabalho. Ou seja, os lugares nos quais trabalhamos são como uma segunda casa, um espaço no qual estabelecemos vínculos afetivos, realizamos tarefas, nos alimentamos, fazemos planos e, para resumir, vivemos. Apesar disso, é comum que escritórios, clínicas, fábricas, estabelecimentos comerciais, repartições públicas, etc., ofereçam muito pouco do que nos parece necessário para nos sentirmos confortáveis e encantados com o ambiente. Não é de se estranhar, portanto, o resultado de uma pesquisa feita em 2014 pela Gallup. Nesse estudo conduzido em 142 países, com 180 milhões de trabalhadores das mais diversas áreas, constatou-se que 51% dos empregados não estão envolvidos com seus trabalhos, e 17,5% estão “ativamente desengajados”. A falta de envolvimento das pessoas com o trabalho pode indicar alto nível de insatisfação com a vida profissional. O que, por sua vez, pode acarretar prejuízos tanto para a saúde física quanto mental.

Por Angelita

1NicLehoux

Essa é uma das razões pelas quais o debate em torno do bem-estar tem ganhado espaço na comunidade empresarial. Um dos aspectos essenciais dessa discussão se dá em torno da influência que o ambiente de trabalho exerce sobre o comportamento dos trabalhadores. Por um lado, espaços de trabalho mal projetados aumentam o risco de asma, diabetes, índice de massa corporal pobre (IMC), estresse e fadiga geral. Por outro, locais de trabalho cuidadosamente concebidos permitem aos trabalhadores deixar o escritório sentindo-se melhor do que quando chegaram. Numerosas evidências científicas têm sugerido que trabalhadores saudáveis e mais felizes são mais produtivos, mais dispostos a colaborar com colegas e mais propensos a inovar. Assim, como pode uma empresa gerar condições para que a sua força de trabalho seja o mais saudável e feliz possível?

5JasperSanidad

Primeiramente é importante considerar a cultura da empresa e o perfil de seus colaboradores. O design da sede do Google ou da do Facebook pode adequar-se perfeitamente às necessidades e estilos de vida de profissionais da área de tecnologia, mas pode não satisfazer as expectativas de uma equipe de advogados ou de um grupo de operários em uma linha de produção. Em termos gerais, contudo, há alguns elementos chave que podem contribuir para que os espaços de trabalho sejam motivadores e promovam emoções positivas. Um deles é considerar a flexibilidade nos ambientes profissionais, oferecendo variedade de espaços que possibilitem movimento ao longo do dia: levantar-se, andar, sentar-se. Sem movimento não há liberação de endorfinas, neurotransmissores essenciais para as emoções positivas. Outro elemento chave para a criação de um ambiente de trabalho saudável é a presença da natureza. Um estudo realizado na Universidade de Washington demonstrou que o acesso visual e/ou estar dentro de áreas verdes ajuda a mente a se concentrar e alivia o estresse.

14-0001311

Por fim, criar um mix de espaços abertos e fechados respeita as diferenças entre pessoas introvertidas e extrovertidas, gerando a possibilidade para que os diferentes tipos de personalidade se sintam confortáveis no ambiente de trabalho. Além disso, há estudos neuropsicológicos que indicam que a criatividade, e até mesmo a colaboração, exige a possibilidade de se alternar distanciamento do grupo com conexão social, o que pode ser conseguido com o equilíbrio entre espaços abertos e coletivos e outros mais reservados e privados. Uma vez que o trabalho, e as relações que nele estabelecemos, é parcela tão significativa da vida adulta, então, que ele ocorra em um ambiente no qual nos sintamos como em uma segunda casa na qual podemos abrigar o corpo, a mente e o coração.

 

Imagem 1: Escritório da Perkins+Will’s, foto de Michael Elkan

Imagem 2: Campus da Nokia em Sunnyvale, foto de Nic Lehoux

Imagem 3: Sede do Facebook, foto de Jasper Sanidad

Imagem 4: Escritório para Introvertidos, da Steelcase Design

 

Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s