Um lugar para a memória

 

Os lugares que habitamos têm considerável impacto emocional sobre nós. As experiências que vivemos em uma casa geram memórias cognitivas e afetivas que carregamos por toda a vida. Memórias que são impressas em nossas mentes em associação com as referências sensoriais do lugar: cheiros, cores, texturas, luminosidade, temperatura, etc.

Por Angelita

make-and-decorate-a-hug-and-a-reading-corner-in-the-nursery-12-796

É por isso, então, que as lembranças dos eventos marcantes que vivemos tendem a ser ativadas sempre que entramos em contato com esses marcadores sensoriais. Por exemplo, quando ouvimos o barulho da chuva na vidraça e nos lembramos de alguma temporada de férias chuvosa na qual descobrimos o prazer da leitura em casa; ou quando vemos uma almofada de crochê e nos vem à memória a imagem de uma tia amada e habilidosa que nos presenteava com suas peças artesanais quando nos visitava.

tumblr_lr2hw90Ov91qkgl21o1_500

A partir dessa perspectiva, torna-se compreensível o porquê de ser tão importante identificar quais estímulos sensoriais associamos a lembranças boas ou não quando o assunto é habitar. Ao conhecermos melhor nossas respostas emocionais a determinadas cores, formas e materiais, conseguimos organizar e decorar nossa casa de maneira que ela nos conecta com estados afetivos positivos. Contribuímos, assim, para que a nossa casa nos acolha e acalente com o melhor da nossa história.

Foto 1: Angelita

Foto 2: ofdesign

 Foto 3: babyramen

Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s