Emoção nas fachadas
Muitos quilômetros antes de entrar no distrito de Palmitas, no México, avista-se uma tela vibrante na paisagem. É o Macro Mural de Pachucas, que cobre 209 casas de uma comunidade carente. Certo dia, o Governo

Muitos quilômetros antes de entrar no distrito de Palmitas, no México, avista-se uma tela vibrante na paisagem. É o Macro Mural de Pachucas, que cobre 209 casas de uma comunidade carente. Certo dia, o Governo resolveu revitalizar o lugar. A parceria com o grupo de artistas German Crew trouxe a proposta audaciosa: um exuberante painel multicolorido, diferente de tudo o que se viu e se vê.
Por Carol
“Vai custar caro, são 10 mil litros de tinta!”, disse um. Nada: tinta é um dos recursos mais baratos para mudar imediatamente qualquer espaço. “Precisará de muita mão-de-obra!”, disse outro. E aí, os próprios moradores (não todos, claro) colocaram as mãos para transformar as fachadas. “Vai demorar anos!”, esbravejou outro. E em 14 meses estava pronto o maior mural das Américas, talvez até o maior do mundo.
Os índices de criminalidade, no lugar, diminuíram. Não se tem ideia exata, mas se já houve progresso, ótimo: torna-se um caso a ser observado. Não só as cores trazem alegria diariamente ao espaço, e substituem pensamentos negativos por positivos. O local se tornou uma espécie de ponto turístico, que atrai gente. Há um terceiro benefício que vai além: o envolvimento dos moradores com seu entorno aumentou sua sensação de posse do local, e fez com que as pessoas passassem a cuidar dele, protegê-lo de vandalismo. Elas agora se sentem parte daquela comunidade. Foram construídos valores novos, foi fortalecido o capital social, e eles agora se orgulham de onde moram. Pinceladas transformaram vidas. “As cores são mágicas. Elas nos protegem e nos ajudam todos os dias”, resumiu Luis Enrique Guzmán, do German Crew. Vale para nossas casas, também: uma cor pode ser o que você precisa para ver os dias mudarem.
Fotos: AP
Atenção! Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.