EnglishPortuguese

Inspire… Respire!

Quanta diferença pode fazer um bom cheiro! O das ervas e o das flores in natura sempre me parecem os mais agradáveis. Há inúmeras formas de se perfumar o ambiente doméstico, um hábito que ajuda

Quanta diferença pode fazer um bom cheiro! O das ervas e o das flores in natura sempre me parecem os mais agradáveis. Há inúmeras formas de se perfumar o ambiente doméstico, um hábito que ajuda a criar uma identidade para a casa, especialmente se os odores escolhidos combinam com a personalidade de seus habitantes. Além disso, o cheiro de ervas frescas é muito bom para renovar o ar que respiramos todos os dias, especialmente se a opção é por odores naturais.

Por Angelita

35d37e9106dbf80fab401183351a1d6e

Os aromas artificiais, industrializados, podem nos parecer bem práticos, é fato, mas também podem conter ingredientes que com o uso contínuo mais poluem a atmosfera doméstica com substâncias tóxicas do que contribuem para o bem-estar. Então, se você como eu aprecia aromatizar a casa, há recursos bem mais simples. Ramos de ervas estrategicamente posicionados em alguns lugares da casa funcionam muito bem. O eucalipto, por exemplo, cumpre seu papel amarradinho em um feixe junto ao chuveiro. Quando a água do banho escorre por entre as folhas o aroma invade todo o banheiro, criando uma revigorante sensação de limpeza e frescor. E, depois do banho, o cheirinho de eucalipto continua perfumando a casa.

Hervas_III

Na cozinha vale pendurar ramos de alecrim, sálvia, tomilho, louro, etc., próximos à janela, onde são inundados pelo sol e pelo vento. Além de deixarem a cozinha com um cheirinho bom de mato, as ervas vão sendo desidratadas e podem ser usadas como tempero no longo do tempo. A lavanda, por sua vez, pode ser utilizada em qualquer ambiente em pequenos buquês. O aroma relaxante da lavanda, dizem os aromateurapeutas, ajuda a aliviar as tensões e o estresse.

Hervas

Seja como for, independentemente de propriedades terapêuticas comprovadas ou não, o aroma das ervas ajuda a tornar os ambientes mais agradáveis… O que, convenhamos, já é meio caminho andado para nos sentirmos reenergizados e com mais fôlego para o dia a dia!

 

Atenção! Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

 

angelita.scardua@gmail.com

Psicóloga, Angelita Scardua tem pesquisado a experiência de felicidade, individual e coletiva, nos últimos 20 anos. Aqui no Hestia, compartilha o que tem descoberto sobre o impacto do ambiente no nosso bem-estar psicológico, tanto em seu caráter simbólico e cultural quanto em seus aspectos neurofisiológicos e comportamentais.

AVALIE
NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta