E Faça-se a luz!

As pessoas que habitam uma construção, seja ela pública ou privada, precisam realizar as tarefas diárias que constituem a própria vida. Nesse sentido, a construção pode contribuir para que isso se realize da melhor forma, mantendo as pessoas confortáveis, saudáveis e seguras. Uma das coisas que ajuda a criar conforto, saúde e segurança em uma casa é a luminosidade.

Por Angelita

tumblr_n7mmyiIFgc1rzjxvno1_500

O nível adequado de luz em cada ambiente ​​depende muito do tipo de atividade ao qual ele se destina, assim como de uma distribuição da luz condizente com as dimensões do espaço e das cores das paredes e mobília. Além disso, um bom conforto visual requer o máximo de luz natural possível. Algumas das estratégias de iluminação que aproveitam a luz natural são a existência de clarabóias, de portas de vidro e de amplas janelas. Quando a adoção desses recursos não é possível pode se recorrer a cortinas feitas com materiais mais leves e translúcidos, por exemplo.

2f8f3a541e7683735cf14c76ba534c70

Quanto às luzes artificiais, um bom projeto de iluminação pode fazer toda a diferença, mas mecanismos de controle de intensidade da luz ajudam bastante. Arandelas, abajures e diversos tipos de luminárias podem permitir a criação das mais variadas sensações luminosas. No mais, é sempre bom pensar na iluminação do ambiente a partir de três focos:  uma luz geral, que é a superior vinda do teto; um luz segmentada, que é a voltada para tarefas específicas como ler, trabalhar no computador, cozinhar, etc.; e uma luz de foco, que destaque detalhes arquitetônicos e decorativos.

27010a9f6d85571cee48cfe188fe44c6

O fato é que uma boa iluminação ajuda a criar um ambiente mais feliz e produtivo. Um espaço adequadamente iluminado oferece aos habitantes bons pontos de vista sobre o espaço. Isso dá às pessoas uma sensação de controle sobre o ambiente, proporcionando maior segurança e, consequentemente, mais conforto. Juntos, esses benefícios contribuem para a diminuição do estresse diário, logo, ganha-se em saúde e em bem-estar.

 

Atenção! Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s