Plantas, desejo da vez

Eu juro que não entendia muito bem o motivo de uma casa ter plantas. Até que ganhei uma suculenta de uma amiga, como uma herança, e passei a pensar, filosoficamente, no cuidado do Pequeno Príncipe com sua rosa. É preciso se dedicar. Se você apenas passa pela casa, essa vida não é pra você. Só se entende a quantidade de água que uma planta gosta depois de vários dias observando e vibrando com cada conquista dela, com cada brotinho que nasce. (Abaixo, à esq., minha rosa verde, um orgulho danado!)

Por Carol

3

Garanto a você: é muito saboroso colher um manjericãozinho e colocar direto no prato. E o dito “paisagismo funcional” é um caminho sem volta, previsto para este ano: você vai querer uma horta, vai querer colher seus verdinhos na janela ou em vasinhos, logo, logo. Já existem sites que ensinam a fazer crescer alface, e há estufas como estas, que mantêm os verdes protegidos de bichinhos. Não era pra ser uma moda, o desejo da vez. Ter plantas por perto é essencial (desde sempre) para nos sentirmos vivos, para nos lembrarmos que somos parte da natureza exuberante deste planeta.  Mas a vida fora de casa tem exigido tanto de nós, como um deserto… lá fora há também os transgênicos, parte das comidas de mentira que a indústria nos fez engolir nos últimos anos. Assim, a tendência (já prevista por diversos institutos de previsões de consumo) é querermos um oásis particular, que inclua comida de procedência garantida, assim que pisarmos no nosso lar. Resultado: estamos mais interessados em  hortas, plantas, jardins, mesmo que em vasos pequeninos.

lavanda 121

Não só pra comer, mas também para sentir prazer de ter as mãos impregnadas do aroma da lavanda. Prazer possível, simples, barato. Ah, e você tem um tempo a mais? Compre um vaso de cerâmica comum e forre com tecidinho (adoro reciclar vestidos antigos nessas capas). Depois de dez anos cuidando de um jardim portátil, ficou mais fácil perceber a lição. “O essencial é invisível aos olhos”, já dizia Exupèry.

(foto 1: Carol Scolforo/ foto 2: Claudia Roma)

 

Atenção! Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s