O que há de melhor em uma casa

Como jornalista, tive sortes na carreira. Uma delas foi entrevistar o arquiteto Paulo Mendes da Rocha duas vezes. Na primeira vez, não entendia nada do que ele dizia. Ainda não carregava a bagagem para entender o homem à frente do tempo que Paulo é. Recentemente, entendi tudo. Ele me fez viajar até um ponto em que evoluí. Ao ser questionado sobre o que uma casa possui, de melhor, ele escancarou: “É o endereço”. A localização de uma casa é o melhor que ela pode ter, me disse.

Por Carol

untitled
No caso deste trailer, o endereço é o mundo…

Eu bati de frente. “Mas ela pode ter objetos de muito significado afetivo e individual, que fazem sentido apenas a mim”. Ele rebateu: “Dentro de uma casa pode haver tudo, mas o endereço é a única virtude invejável. Se te digo ‘moro em Ipanema’, você dirá ‘que danado!’, mas se te digo ‘tenho um móvel assim…’ isso não quer dizer muita coisa”. Eu fui obrigada a concordar, em partes. Sim, o endereço é importante talvez para os outros, conta pontos em status. Acontece que a casa precisa fazer VOCÊ feliz.

flw
A Casa da Cascata, de autoria do arquiteto Frank Lloyd Wright, nem endereço tinha. Mas imagine a delícia de acordar lá…

Porta adentro, um mundo se descortina. Podemos fazer qualquer endereço ficar tão interessante que você nem sentirá vontade de sair dali. Ou podemos fazer uma casa tão chata e desinteressante que a rotina nela seja apática. Mas uma lição de Paulo eu levarei para a vida. Diz sobre o quanto somos preguiçosos. “Se um náufrago não sabe nadar e lhe jogam uma boia, ele corre e dá um jeito de sobreviver. Por que não fazemos esse esforço sempre?”. Inclusive pela casa – vá além, dedique-se a transformá-la no que você sonhar, sempre.

Nasu-Teepee-lead
A Casa Triângulo, do arquiteto japonês Hiroshi Nakamura, prova que não importa nem mesmo o formato do entorno

Pouco importa o que você carrega em uma casa, ou o endereço dela. Leve no olho seu universo a todas as casas que você habitar, no formato que ela tiver. E será feliz.

Atenção! Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s