EnglishPortuguese

Higiene Matinal

Há um ritual de purificação da casa que é muito simples: Criar o hábito de todos os dias, ao acordar pela manhã, abrir janelas e cortinas. Isso contribui para que os ritmos biológicos do corpo

Há um ritual de purificação da casa que é muito simples: Criar o hábito de todos os dias, ao acordar pela manhã, abrir janelas e cortinas. Isso contribui para que os ritmos biológicos do corpo sincronizem adequadamente com os do ambiente natural.

Por Angelita

220e6105750ddeadb7fa1e5f4fabef91.jpg

E que diferença isso faz? Muita! Quando o organismo está adequadamente sincronizado com o ciclo claro-escuro, que caracteriza a alternância dia-noite, o sistema endócrino funciona melhor. O bom funcionamento do sistema endócrino ajuda na regulação da produção hormonal. O que, por sua vez, influencia na variação do humor diário, na qualidade do sono e na queima de calorias.

SAM_0647.JPG

Quando janelas e cortinas são abertas pela manhã, o ar e a luz que adentram a casa sinalizam para o cérebro que o tempo de descanso é findo e que se iniciam as horas de atividade. O corpo se revigora pela carga extra de oxigênio inalado e os músculos são estimulados para a jornada diária. No longo do tempo, essa sincronização se faz perceptível em um estado mental mais desperto e alerta para encarar o dia. Tendemos a nos sentir mais dispostos e com melhor humor, o que torna mais fácil lidar com os pequenos e grandes desafios cotidianos.

fabulous-sun-mirror-wall-decor.jpg

O ar e a luz da manhã circulando pelo ambiente renovam a atmosfera doméstica. Eles revigoram a funcionalidade fisiológica do corpo… Mas não apenas isso! Eles iluminam e revolvem os cantos, ajudam a casa e seus moradores a higienizarem os pensamentos e os sentimentos que neles habitam!

 

Atenção! Algumas das imagens utilizadas são de divulgação. Se você é autor de uma ou mais delas, e não foi devidamente citado, entre em contato conosco aqui.

 

angelita.scardua@gmail.com

Psicóloga, Angelita Scardua tem pesquisado a experiência de felicidade, individual e coletiva, nos últimos 20 anos. Aqui no Hestia, compartilha o que tem descoberto sobre o impacto do ambiente no nosso bem-estar psicológico, tanto em seu caráter simbólico e cultural quanto em seus aspectos neurofisiológicos e comportamentais.

AVALIE
NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta